© 2019 - VIII Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos.

II ENCONTRO DE COLETIVOS DE GPT

 

Este Encontro foi idealizado pela professora Eliana de Toledo, inspirado em três iniciativas: O Encontro Nacional de Ginástica, protagonizado por Carlos Rezende, em Ouro Preto, na década de 1980; Os I e II Encontros de Ginástica Geral, protagonizados por Elizabeth Paoliello e Jorge Pérez-Gallardo, realizados na década de 1990, na Faculdade de Educação Física da Unicamp e O Fórum de Coletivos de História Oral, realizado em sua segunda edição no XIV Encontro Nacional de História Oral.

Este encontro tem como objetivo a constituição e consolidação de uma rede de contatos e interesses, a partir da troca de saberes e experiências na área da GPT, com a apresentação de coletivos (grupos), que se unem devido aos seus interesses pessoais/profissionais ou institucionais (universidades, clubes, associações, escolas, secretarias, federações etc), relacionados à esta manifestação, com o intuito de melhor desenvolvê-la.

O I Encontro de Coletivos de GPT ocorreu durante o IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), organizado pela parceria Sesc e Unicamp, e realizado entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, em Campinas (SP).

E o II Encontro de Coletivos de GPT será realizado no VIII Congresso de GPT e Dança no Centro-Oeste, com este mesmo objetivo, trazendo apresentações de coletivos de GPT que ainda não se apresentaram no IX FIGPT, e de coletivos que já se apresentaram, com ênfase no tema “A GPT em nossa cidade/região”.

 

Temática e a dinâmica do encontro.

TEMA: As ações de GPT e seus ecos nos diferentes territórios 
1º momento: Retomada do I Encontro e organização da dinâmica da tarde (link dessa explicação no site do fórum)
2º momento: Palavra aberta para a apresentação de coletivos de GPT que não participaram do I Encontro
3º momento: Narrativas dos coletivos sobre como potencializam a GPT nas suas instituições e para fora delas (impactos gerados, parcerias etc)