© 2019 - VIII Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos.

CIGNUS

O Cignus é uma organização não governamental oficializada em 2017. Suas ações iniciaram em 2010, com o início de um grupo ginástico vinculado à Universidade Estadual de Goiás – Campus ESEFFEGO, que tinha como objetivo dinfundir a prática de Ginástica para Todos (GPT). Esse grupo, expandiu suas atividades e atualmente atende grupo de idosos, crianças e atua junto a escolas que desenvolvem atividades de Ginástica para Todos por meio de seus integrantes.

O grupo permanece com suas atividades vinculadas a Universidade Estadual de Goiás via projeto de extensão, coordenado por uma equipe de docentes (Dr. Paulo Ventura, Ma. Cida Teles, Ma. Conceição Viana, Ma. Elizete Resende, Me. João Martins, Dtda. Michelle Oliveira e Me. Wilmont Moura). E tem em sua composição egressos, acadêmicos e pessoas da comunidade.

 

A Ginástica Para Todos é uma prática que reúne diferentes interpretações da ginástica e dialoga com outras linguagens, incorporando elementos da dança, do jogo, da luta, do teatro, do circo e de outras manifestações culturais, de forma participativa, inclusiva, colaborativa e não competitiva.

 

Missão

Visa a promoção humana e social, tendo por função o atendimento a sociedade promovendo a cultura corporal de movimento, através de manifestações culturais, artísticas, esportivas, sociais, tendo como perspectiva engrandecer a cultura local preocupados também com as condições físico-corporais dos interessados em participar.

Trajetória

O grupo Cignus esteve presente em diferentes eventos locais, nacionais e internacionais. Participando com apresentações de coreografias, trabalhos científicos, cursos e oficinas. Sua trajetória inicia-se em 2010 com a criação do grupo inicial e, atualmente, é tem três frentes: o grupo de jovens, o grupo de idosas (denominado como Cignus Unati – em referência a Universidade Aberta a Terceira Idade) e o grupo de crianças e adolescentes. Além de trabalhos desenvolvidos em escolas pelos integrantes do grupo.