© 2019 - VIII Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos.

O Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos surgiu a partir de festivais locais realizados na Universidade Estadual de Goiás – Campus ESEFFEGO e ao longo de suas edições foram estabelecidas parcerias regionais entre as diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) secretaria de Goiás para sua realização.

Em sua sétima edição, realizada no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia-Goiás, o evento contou com a presença de representantes de diferentes partes do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Goiás. A partir dessa edição, o grupo reunido, optou em torná-lo nacional, em virtude de ser um evento que tem reunido professores, pesquisadores e participantes de Ginástica para Todos de todo o Brasil.

 

Em 2019 realizaremos a VIII edição, nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019 na cidade de Caldas Novas – Goiás. Com a realização de oficinas temáticas, apresentações de trabalhos científicos, mesas de debate e apresentações de coreografias (em festivais abertos ao público). Com a presença confirmada de vários Estados: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, entre outros.

 

O objetivo desse evento é ser um espaço de troca de saberes e conhecimentos científicos acerca da Ginástica para Todos no Brasil. Para a realização dessa edição, contamos com o apoio institucional de diferentes instituições, bem como, de acadêmicos, pós-graduandos, grupos de Estudos e Pesquisas, para a realização do mesmo.

 

A programação da 8ª edição é orientada pela temática Ecos da história: territorialização da GPT no Brasil é composta por conferência de abertura, mesa temática, encontro coletivo, apresentação de trabalhos científicos, cursos e festivais.

 

A temática proposta visa debater o cenário da GPT no Brasil, analisando o processo e as possibilidades de expansão dessa modalidade gímnica; (re)conhecendo os trabalhos que ocorrem em diferentes regiões do Brasil.

 

Desejamos a todos um excelente evento!

 

 

 

A presente ação justifica-se por ser a VIII edição de um dos maiores eventos de Ginástica Para Todos e Dança no Centro-Oeste. O evento surgiu em 2010 na ESEFFEGO/UEG, através de um evento local e assumiu proporções maiores em seu processo de consolidação, tendo apoio interinstitucional, compondo a organização do mesmo professores da Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Estácio de Sá e do Campus ESEFFEGO - Universidade Estadual de Goiás. A partir de 2011 o evento passou a ser coordenado pelas diferentes instituições que integraram o projeto. Em 2013 decidiu-se por mantê-lo bianual. Ao final da VII edição, realizado em 2017, o coletivo de professores e professoras atuantes na GPT e no Congresso decidiram ampliar a dimensão do evento, tornando-se nacional, reconhecendo como Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos. O ano de 2019 inteira a oitava edição, com a coordenação geral dos professores: Dtda. Michelle Ferreira de Oliveira, Dtdo. Thiago Camargo Iwamoto e Dr. Sérgio de Almeida Moura.

Relevância

O VIII Congresso Brasileiro Ginástica para Todos contempla as discussões pertinentes aos saberes relacionados à modalidade, bem como discussões relacionadas ao campo do conhecimento da Educação Física, abarcando elementos sociais, com oficinas e apresentações culturais. Torna-se relevante à comunidade tanto acadêmica quanto à comunidade em geral, pelas discussões e conhecimentos proporcionados, além do momento cultural.

Resumo

O presente projeto tem como objetivo apresentar à proposta de desenvolvimento da pesquisa de movimentos aplicados a Ginástica para Todos. Sendo que, nesse evento, além das apresentações artísticas que ocorrem nos encerramentos de semestres e/ou disciplinas relacionadas, teremos uma série de oficinas, apresentações de trabalhos científicos que envolvam temáticas relacionadas à Ginástica para Todos.